Curso de Reparador de Motociclos

- Carga Horária Total: 1045 horas (12 meses)
- Datas: Início previsto: Outubro de 2025
- Horário: Laboral: 2ªfeira a 6ªfeira das 9h30 às 17h30 ou Pós - Laboral - 2ªfeira a 6ªfeira das 19h00 às 00h00
Local: Centro de Formação de Alcobaça - Rua de Cabo Verde, nº1 – 2460-013 Alcobaça
Objetivos Gerais:
Capacitar os formandos com as habilidades técnicas e conhecimentos teóricos necessários para proceder à manutenção, diagnosticar anomalias e efetuar reparações em diversos sistemas mecânicos, elétricos e eletrônicos de motociclos de acordo com as configurações e especificações técnicas definidas pelos fabricantes e com as regras de segurança e de proteção ambiental aplicáveis.
Objetivos Específicos:
No final do curso os formandos ficarão aptos a:
- Analisar documentação técnica de sistemas mecânicos, elétricos e eletrónicos de motociclos, nomeadamente, instruções técnicas do fabricante para proceder à manutenção, ao diagnóstico de anomalias, às reparações e aos ensaios.
- Proceda à manutenção, ao diagnóstico de anomalias e às reparações em motores de 2 e 4 tempos de motociclos, utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e as parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes.
- Proceder ao diagnóstico de anomalias e às reparações nos sistemas de direção, de direção e de trabalho de motociclos, utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e as parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes.
- Verifique o estado de conservação de jantes e pneus de motociclos, diagnostique eventuais anomalias e proceda à substituição das mesmas, utilizando as técnicas e procedimentos adequados.
- Proceder ao diagnóstico de anomalias e às reparações em sistemas de transmissão convencional e automático de motociclos, utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e as parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes.
- Proceder ao diagnóstico de anomalias e às reparações em sistemas de ignição convencional e eletrónica, de alimentação, de sobrealimentação e de exaustão de gases de escape de motociclos, utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e as parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes.
- Proceda ao diagnóstico de anomalias e às reparações nos sistemas de resfriamento e de lubrificação do motor de motociclos, utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e as parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes.
- Proceder ao diagnóstico de anomalias e às reparações em sistemas de carga e de arranque de motociclos, utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e as parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes.
- Proceder ao diagnóstico de anomalias e às reparações de sistemas luminosos e de aviso sonoro de motociclos, utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e as especificações técnicas definidas pelos fabricantes.
- Verificar o estado de conservação dos cabos e fichas dos diferentes sistemas elétricos e eletrônicos de motociclos e diagnosticar e reparar eventuais anomalias, utilizando as técnicas e procedimentos adequados.
- Proceder à limpeza de componentes e órgãos dos sistemas a reparar ou em peças utilizando os procedimentos e produtos adequados e de acordo com as regras de proteção ambiental.
- Proceda à manutenção da sua área de trabalho, efetuando a conservação e a limpeza de equipamentos, aparelhos e ferramentas utilizadas no diagnóstico de avarias e em peças de órgãos e sistemas de motociclos.
- Elaborar relatórios e preencher documentação técnica relativa à atividade desenvolvida.
Conteúdos Programáticos:
1524 - Materiais - ferrosos, não ferrosos e não metálicos -
25h
1525 - Desenho técnico - construções geométricas e projeções ortogonais - 25h
1527 - Instalações, equipamentos e ferramentas - 25h
1548 - Organização oficinal e controlo de qualidade - 25h
5004 - Serralharia para mecânicos - 25h
5014 - Eletricidade automóvel - 25h
5022 - Unidades eletrónicas de comando/sensores e actuadores - 50h
5044 - Introdução ao setor automóvel - motociclos - 25h
5045 - Diagnóstico e reparação em sistemas de travagem de motociclos - 50h
5046 - Diagnóstico e reparação em sistemas de direção / suspensão de motociclos
- 50h
5047 - Rodas / Pneus / Geometria de direção - motociclos - 50h
5048 - Sistemas de transmissão de motociclos - 50h
5049 - Diagnóstico e reparação em sistemas de transmissão manual de motociclos
- 50h
5050 - Diagnóstico e reparação em sistemas de transmissão automática de
motociclos - 50h
5051 - Motores de motociclos - reparação / dados técnicos - 50h
5052 - Motores de motociclos - diagnóstico de avarias / informação técnica -
50h
5053 - Eletricidade / Eletrónica de motociclos - 50h
5054 - Sistemas de iluminação e aviso de motociclos - 50h
5055 - Sistemas de ignição e injeção eletrónica de motores de motociclos - 50h
5056 - Diagnóstico e reparação em sistemas de ignição e injeção eletrónica de
motores de motociclos - 50h
5057 - Sistemas de alimentação por carburador - 25h
5058 - Diagnóstico e reparação em sistemas antipoluição de motociclos - 25h
CPSA_1 - Agir com Autonomia - 25h
CPSA_4 - Aprender ao longo da vida - 25h
FCT - Formação em Contexto de Trabalho - 120h
Público-Alvo:
Este curso destina-se especialmente a todos os cidadãos, maiores de 18 anos, ativos (Empregados e ou Desempregados) com escolaridade mínima igual ou superior ao 9ºano, que a título individual pretendam ter competências para poderem ingressar no mercado de trabalho com a qualificação profissional de Reparador/a de Motociclos.
Documentos necessários:
- Cópia do cartão de cidadão ou Dados do cartão do cidadão;
- Curriculum Vitae;
- Comprovativo IBAN
- Cópia de Certificados de Habilitações;
- Declaração comprovativa da situação de ativo:
- Se Empregado: cópia do recibo de vencimento relativo ao mês anterior ao início da formação ou declaração da empresa em como é colaborador;
- Se Desempregado: declaração do IEFP ou segurança social a mencionar a situação de desempregado.
Certificação:
Para aproveitamento no curso, para além da respetiva avaliação, é exigida uma frequência mínima de 90% da carga horária total. Este curso é certificado pela DGERT.
Aos formandos que tenham obtido aproveitamento no curso será emitido um Certificado de Formação Profissional – SIGO com a Qualificação Profissional de Nível 2. Ficará também disponível no Passaporte Qualifica do formando.
Apoios sociais:
- Bolsa de Formação
- Encargos com alimentação
- Seguro de acidentes pessoais
- Outros apoios sociais elegíveis (a analisar)